quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Passarinho de mar é barco, V

Canoas ao mar.
Criação dos homens, dizem os sabidos.
Um dia, atentos para a Razão, eles (os homens) decidiram andar sobre as águas, como fez o Mambembe certa vez.
Criaram-se em corpos de rasgar sal. E acreditaram que realmente poderiam descobrir o que havia para depois do beijo azul, aquele mesmo pintado por Toquinho.
Não conseguiram.
Quanto mais se aproximavam, mais o beijo se alargava, demorando-se em ser as outras cores também.
Foi aí que tiveram uma ideia:
E se as castigássemos? De certo que não conseguimos descobrir o tempo por serem elas, as canoas, lentas demais. Façamos o seguinte...
E lá ficaram as pobres presas por cordas em lugar que não pudessem sair.
Eles achavam que eram seus donos e senhores.
Algumas ficaram lá... presas por um bom tempo. Outras sumiram sem dizer adeus.
Foi então que um dia, sentada à beira mar, uma cigana me contou a verdade sobre as canoas e os homens. Todas as canoas e homens do mundo.
Ela tinha os cabelos longos e os olhos brilhantes. Vestia blusa branca com bordados coloridos e uma saia que, ao vento, era o próprio ventar. Não havia nada em seus braços ou pescoço. Apenas uma flor no cabelo. Sentou-se ao meu lado e falou:
- Canoas e homens. É preciso olhar bem seus olhos e só então ler suas mãos. Mas nada dizer é o que mais diz. Homens acham que fazem as canoas. As canoas acham que são feitas por eles. Esse tipo de canoas e homens reduzem pedras à obstáculos e tronco à possibilidade de amarração. Ficam lá, presos um no outro sem nada ver.
Canoas e homens. Poucos descobrem a verdade. Queres saber, minha menina? Isso é mistério. Vou-lhe contar, pois estás iniciando-se em ser o que és. Então, escutas com atenção...
Canoas e homens nascem porque morrem do mar. É ele e só ele quem os faz. Tudo o que vês composto e descomposto em seus corpos é sal... é pó. Só por isso podem nele pousar. Os que descobrem isso costuram os olhos com vento, como o Mambembe. E assim não desejam mais descobrir coisa alguma. Descoberta alguma é válida se nela não houver ondas mar violentas. É preciso ter os olhos cobertos por areia e sal. Só assim, minha menina... só assim. Agora que já sabes, aprende tu a desamarrar os nós e, com vento, costurar teus olhos. Seja tu a tua canoa e tu mesma”.
Assim ela foi embora como nunca mais saísse de mim. Ainda hoje me pergunto como farei para costurar meus olhos com vento. Sinto dor todas as vezes que tento. Recuo, mas persisto: quero ser. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário